GESTÃO POR COMPETÊNCIAS & GESTÃO DO CONHECIMENTO
Por que a gestão de competências é importante ao meio corporativo?
O QUE É COMPETÊNCIA?
Portanto, nosso primeiro passo é definir o que é competência.
E, para simplificar, podemos compreender competência como a integração de conhecimentos, habilidades e atitude.
Deste modo, uma organização ou uma pessoa competente é aquela que se utiliza destes elementos para agregar valor mediante a entrega que faz.
Por isso, é preciso somar competência com entrega e agregamento de valor.
COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS
Podemos compreender as competências organizacionais como aquelas características e ações que descrevem uma instituição.
Estas competências podem ser compreendidas em termos de competências gerais comuns e competências específicas e singulares.
As competências organizacionais gerais compreendem um conjunto de características comuns à todas as organizações, ao seu modo organizacional.
Já as competências organizacionais específicas fazem referência a um conjunto de características que tem por objetivo diferenciar e qualificar a organização.
São as competências específicas que tornam a corporação exlcusiva e a diferencia de seus concorrentes.
COMPETÊNCIAS INDIVIDUAIS
Quando se fala em competências individuais, o foco são os indivíduos que fazem parte da organização.
Estas competências são observadas a partir dos conhecimentos, habilidades e atitudes das pessoas que compõem a organização.
Hoje, fala -se em Hard Skills (Competências Técnicas) e Soft Skills (Competências Comportamentais) para classificar as competências.
Profissionais qualificados são essenciais às organizações para atingir suas metas e resultados.
GESTÃO DE COMPETÊNCIAS E GESTÃO DO CONHECIMENTO
A gestão do conhecimento integrada a gestão por competências é um exercício dinâmico que tem se apresentado de forma positiva às organizações.
Neste sentido é muito importante que competências organizacionais e individuais esteja alinhadas estrategicamente.
E, o mapeamento das competências é um processo necessário para dar início ao processo de gestão.
Gestores que zelam pelas competências de sua organização e de suas equipes de colaboradores atuam fortalecendo as organizações.
Isto significa, principalmente, zelo ao planejamento estratégico e qualificação profissional contínua.
Ederson M. Menezes
edersonmenezes.com.br