Infoprodutos e Empreendedorismo Digital - Gestão Digital - Ederson Menezes

INFOPRODUTOS E EMPREENDEDORISMO DIGITAL – GESTÃO DIGITAL

 

O QUE É UM INFOPRODUTO?

Infoproduto é um produto criado a partir das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).

Deste modo, possuem essencialmente o objetivo educacional e utilizam recursos tecnológicos para distribuir conhecimento.

Os infoprodutos são produtos digitais e por isso não necessitam de um estoque físico.

No entanto, precisam ser armazenados em plataformas na internet para serem distribuídos e acessados.

 

QUAIS OS TIPOS DE INFOPRODUTOS?

Há uma diversidade de infoprodutos, sendo os mais comuns:

  • E-books: textos ilustrados
  • Livros digitais
  • Cursos: contendo textos digitalizados e videoaulas
  • Palestras e Workshops: eventos ao vivo
  • Mentorias: híbridos com parte ao vivo e outra parte em vídeos e textos
  • Plataformas de conteúdo: programas com recorrência
  • Planilhas
  • Aplicativos

Apesar de grande quantidade de conteúdo disponível nas redes sociais, os infoprodutos garantem seu valor com conteúdos melhor qualificados.

 

QUAIS OS INFOPRODUTOS OU PRODUTOS DIGITAIS MAIS VENDIDOS?

Os infoprodutos possuem nichos diversificados.

No entanto, alguns são mais promissores do que outros – como acontece no mercado físico também.

No meio digital, os seguintes nichos reservam os índices mais altos de venda:

  • Dinheiro e Finanças: tudo que envolve ganhar dinheiro e administrá-lo
  • Mercado Digital: que ensina sobre o mercado digital
  • Saúde: cursos de emagrecimento, musculação, etc
  • Cursos Preparatórios e de Formação: concursos, curso diversos que capacitam para alguma profissão
  • Relacionamento: sexualidade, relacionamento conjugal, etc
  • Desenvolvimento Pessoal: autoconhecimento, desenvolvimento de competências, etc

Cada nicho geral possui vários sub-nichos com oportunidades intermináveis de se criar novos produtos.

 

DESAFIOS DO EMPREENDEDORISMO DIGITAL

O mercado digital no Brasil ainda é novo.

Entretanto, a pandemia acelerou o processo e fez com que muitas pessoas que nunca tinham imaginado fazer parte, entrassem neste universo.

Por sua facilidade de entrada, muitas pessoas experimentam empreender no digital.

No entanto, diferente do que muitos pensam, apensar de ser fácil entrar, não é fácil ter um negócio digital saudável.

Isso significa, que muitos desistem tão logo tenham começado.

Pois, percebem que não é tão fácil quanto tinham ouvido falar ou imaginavam.

As promessas de ganho, de tempo livre e pouco trabalho em grande parte são falácias.

Pois, na prática real, empreender de forma séria no digital é tão desafiador quanto no físico.

Sendo que o que muda, são apenas alguns processos com maior dependência da tecnologia.

 

GESTÃO DIGITAL NA PRÁTICA

Uma das maiores falhas nos processos de empreendedorismo é a gestão.

Isso significa que na prática, começa com a manutenção da estratégia e a visão de negócio.

Afinal, se você quer crescer, não basta criar um curso on-line – essa é uma parte técnica de dificuldade mediana.

Gerir um negócio digital é desafiador por causa das limitações pessoais, de recursos financeiros, tecnológicos e humanos.

A maioria das pessoas que iniciam com infoprodutos no mercado digital não possuem formação para empreender.

Grande parte acredita ter algum conteúdo que pode compartilhar e ganhar dinheiro.

No entanto, desconhece dos processos de criação de conteúdo, das estratégias de marketing, do timming do mercado, dos dashbords necessários, etc.

Como acontece no mercado físico, o conselho para o digital é: você precisa gostar do que faz e dedicar-se ao máximo para conseguir seus frutos.

 

Grande abraço e sucesso em sua jornada digital,
Ederson M. Menezes
edersonmenezes.com.br 

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